segunda-feira, 3 de junho de 2013

Abril/2013, Portugal: Lisboa e Sintra


Foz do Tio Tejo
Ponte 25 de Abril

Lisboa
Santuário Cristo Rei

Adoro Lisboa! Moraria nesta cidade com muita facilidade. Estas fotos foram feitas do outro lado do Rio Tejo, no Santuário Cristo Rei, com visão privilegiada da capital portuguesa. Esta ponte é a 25 de Abril, mais antiga. Há outra ponte sobre o mesmo rio, a Vasco da Gama, que é a mais longa ponte da Europa, com 17,2 km.

Neste dia, depois de nos encantar com esta super vista, fomos almoçar num restaurante pouco conhecido por turistas, perto do Estádio da Luz, campo do Clube Benfica. A indicação foi de brasileiros radicados em Lisboa. O Escondidinho do Charquinho tem ambiente bem simples, mas também bastante familiar. Aos sábados é necessário fazer reserva da mesa e do prato desejado. Sim, isso mesmo! Se reservar somente a mesa, há o risco de não poder degustar o excelente bacalhau grelhado com batatas coradas. Quando chegamos, já não havia mais bacalhau nem lulas nem polvo para quem não fez a reserva do prato. Sorte nossa que fomos bem orientados! Foi o melhor bacalhau que já comi até hoje! Cada porção serve bem duas pessoas e não é caro. A sobremesa caseira foi baba de camelo, um tipo de mousse de doce de leite, muito bom por sinal. Achei uma receita bem fácil, mas ainda não testei. Se quiser tentar, clique aqui.

Bacalhau grelhado no Escondidinho do Charquinho



Depois do cafezinho, tomamos o rumo do Palácio Real de Queluz, totalmente inspirado em Versailles, o mais famoso castelo francês. Já naquela época, meados do século XVIII, se podia falar em globalização. O arquiteto foi português, auxiliado por um colega francês. O jardim foi projetado e implantado por um holandês. As belas esculturas que ornam o jardim foram feitas por um artista inglês. Vale muito a pena o passeio. O palácio não é grande, é uma graça, está bem conservado e  há poucos turistas. Achei incrível a piscina que fizeram para canalizar um rio, toda decorada com azulejos pintados. As várias comportas eram fechadas para a família real passear de barco, ao som de violinos. Que luxo!

Palácio de Queluz
Um dos jardins do Palácio de Queluz
Piscina formada pelas comportas nas extremidades

Paredes da piscina decoradas com azulejos

Neste mesmo dia ainda fomos passear em Sintra, para um lanche na cafeteria da Quinta da Regaleira, lindo palácio que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, assim como outros castelos na mesma cidade.

Quinta da Regaleira
Cafeteria na Quinta da Regaleira
Capelinha na Quinta da Regaleira

Depois de Sintra, tomamos o rumo para Lisboa, mas pelo caminho mais longo, pelo litoral. Pudemos então visitar o ponto mais a oeste da Europa, o Cabo da Roca, onde funciona um grande farol. A vista de lá é espetacular. E o vento é cortante.

Farol da Cabo da Roca




Passamos também pela Boca do Inferno, uma formação geológica bem interessante que tem grutas e cavidades nas falésias. O nome vem do enorme barulho causado pelas fortes ondas que adentram estas cavidades. No local há restaurante e lojinhas. Comprem e apreciem o delicioso biscoito telhas de amêndoas que vendem por lá. De lá, seguimos para Cascais, mas estava anoitecendo e o cansaço já se apresentava.


Boca do Inferno

Boca do Inferno

Boca do Inferno

Por do sol no caminho para Cascais
De volta a Lisboa, como era sábado à noite, fomos dar uma volta pelo Bairro Alto, onde a vida noturna da cidade tem bastante movimento, com gente de todas as idades e nacionalidades circulando pelas ruas estreitas, repletas de bares, restaurantes e casas de fado. Como não estávamos no mood de cair na noite, optamos por uma pequena refeição no excelente Fábulas, o qual vocês podem colocar na lista de "imperdíveis". Fica no Chiado, próximo ao Bairro Alto, escondido numa galeria onde há outros restaurantes e parece uma pracinha de cidade pequena, bem no coração da parte histórica de Lisboa. Outra boa indicação de brasileiros que vivem em Lisboa. O ambiente é bem descontraído e a decoração um capítulo à parte, sem esquecer que a comida é divina.

Por hoje é só! Gostaram? Clicando em cima das fotos poderão vê-las em tamanho maior.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário