terça-feira, 21 de maio de 2013

Ainda na Espanha, uma pequena escapada a Toledo

Há muito tempo ouvia falar de Toledo, uma pequena cidade espanhola com grande acervo arquitetônico medieval. Minha mãe falava maravilhas deste lugar. Meu filho gostou muito e recomendou a visita. Havia como deixar de ir lá estando por perto? Claro que não!

Em Madri, alugamos um carro por um dia, já que Toledo fica a  apenas 70 km. Utilizamos o site Skyscanner para buscar uma boa oferta. Há várias locadoras perto da bela Estação de Atocha, principal terminal ferroviário de Madri. E era lá que ficava a locadora que escolhemos. Alugamos um carro médio com quatro portas da Peugeot por 65,00 euros e gastamos 15,00 euros de combustível. Bem razoável, considerando que éramos cinco pessoas.

E lá fomos nós! Devo dizer que a paisagem no caminho não é lá essa coisa toda. Nos arredores de Madri, passamos por uma zona industrial. Depois disso, a natureza local é meio pobre, meio árida.

Mas chegar a Toledo é muito bom! A cidade, toda murada, fica no alto de uma colina e já dá para ver de uma certa distância. Primeira providência é achar um estacionamento privado para guardar o carro, já que é proibido trafegar com veículos em grande parte das ruas. O acesso é facultado em algumas vias apenas para moradores e comerciantes cadastrados.



O rio que suavemente envolve a cidade é o Tajo, que depois muda de nome para Tejo ao chegar a Portugal e desemboca no Oceano Atlântico.

Carro estacionado, pernas para que te quero! Preparem-se para andar bastante, subir, descer e se encantar com ruelas estreitas e recantos inesperados. A principal praça se chama Zocodover e é cercada por lanchonetes, restaurantes e lojinhas. Parece cenário de filme, mas vou logo repassando a informação que vi em vários guias e conferi de perto: como sempre acontece em lugares turísticos de grande afluxo, os preços são altos e a qualidade é baixa. Tire algumas fotos e faça dali seu ponto de partida para descobrir a cidade.

Uma das maiores e mais bonitas catedrais católicas do mundo fica em Toledo. Eu não entrei porque me nego a pagar ingresso para visitar igreja. Se é um templo de Deus, deveria ter entrada livre para todos. Pude ver da porta uma pequena amostra da grandiosidade do seu interior. A construção começou em 1226 e demorou 250 anos.


Escolhemos um pequeno restaurante para um almoço leve. E duas paradinhas para provar doces típicos de Toledo: as toledanas (uma espécie de biscoito com amêndoas) e um outro a base de gemas e açúcar (não sei o nome de lá, mas parece o brasileiríssimo chuvisco). E haja pernas para andar e gastar as calorias adquiridas!

O artesanato local é bem rico. É bastante conhecida a tradição da cidade na arte de trabalhar com ferro. Vê-se muitas lojinhas oferecendo réplicas ou miniaturas de adagas, espadas, escudos e elmos. A cerâmica também tem presença forte no comércio.

Curiosidade: embora bem pequena, a cidade de Toledo tem lojas de grandes redes internacionais, como Zara, Mango e Pull and Bear. Foi a menor Zara que eu vi até hoje, mas a bandeira do consumo está fincada por lá!

No fim da tarde tomamos o rumo de volta a Madri. Dava para ficar e dormir por lá? Para nós não seria possível naquele momento, mas a cidade à noite deve ser bem interessante, principalmente no verão. Gosto de ver estes lugares sem a multidão de turistas que, como nós, vai apenas passar o dia.

AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário