domingo, 19 de maio de 2013

Abril/2013, primeira parada: Madri

Depois de vários meses de muitos planos, muitos cálculos, muitas viagens na cabeça, finalmente desembarcamos em Madri, capital da Espanha.

A partir de Natal, voamos pela TAP para Lisboa e, a seguir, para Madri. Viagem tranquila, bons filmes para assitir durante o voo, comida passável e gentis comissários de bordo.

No desembarque em Madri, um grande susto com a queda de meu sogro, o que lhe rendeu seis pontos no queixo, depois de passarmos boa parte da tarde no Hospital Universitario Ramón y Cajal. Digno de registro foi o atendimento no hospital: excelente acolhida, consulta com uma simpática médica e sutura com médico-residente. Já saímos do hospital com três doses das medicações indicadas, para não ter que sair correndo em busca de uma farmácia. Isso sim é um atendimento humanizado. Outro registro que acho importante, embora não tenha nada a ver com turismo. Compramos antibiótico, antiinflamatório e antiácido por módicos 13,00 euros, algo em torno de R$ 35,00. Os mesmos produtos custariam entre R$ 150,00 e 200,00 no Brasil. Como somos explorados em nosso país!

Escolhemos um hostal para nossa estadia. É um tipo de pousada, sem café da manhã, muito comum na Espanha. Perdemos a conta de quantos estabelecimentos deste tipo vimos pelas ruas. Ficamos no Hostal Sardinero, o qual oferece boa dormida, local limpo, atendimento caloroso e excelente localização, a poucos metros de muitos locais de interesse turístico. Na rua ao lado, há várias padarias que oferecem café da manhã para todos os gostos. Também há ótimos restaurantes e bares de tapas nas redondezas. Como é saboroso o suco de laranja natural em Madri!

Quase ao lado do hostal, há um restaurante super concorrido, descontraído e que tem gente a toda hora: Lamucca de Prado. Vale muito a pena conhecer. A pizza é inesquecível, bem fininha, com recheios inusitados (comemos a de queijos suíços, que vem com passas e nozes por cima).

Do hostal escolhido dá para ir a pé para a Puerta Del Sol, um dos locais mais famosos e concorridos de Madri, além de ser ponto de partida para vários roteiros. Curiosidade que descobri depois: neste local se encontra o quilômetro zero das principais estradas espanholas.



Compramos tickets para dois dias de ônibus hop on hop off, do qual já falei aqui e aqui, da empresa Madrid City Tour. Custa 25,00 euros por pessoa o ticket para dois dias. Tem desconto para crianças e idosos. Fizemos os percursos das duas linhas oferecidas, que cobrem bem tanto a parte histórica quanto a parte nova da capital espanhola.

Passamos pelos muitos museus de Madri: Prado, Reina Sofia, Ciências Naturais. Não tivemos tempo de conhecê-los. Sou contra aquela história de entrar no museu, percorrer as galerias correndo e depois sair dizendo que visitei o museu. Para mim não vale! Como não tínhamos tempo de apreciar as obras com a devida calma e deferência, preferi não entrar. Outra atração que tivemos a oportunidade de passar em frente é a boate Teatro Kapital, que tem sete andares de música, bares e lazer. Não é muito a minha praia e, por isso, deixamos para os mais jovens. Passamos também pelas ruas Serrano e Ortega y Gasset, conhecidas por abrigarem o comércio chic de Madri. Impressionamente também o belíssimo prédio do Hotel Ritz de Madri, situado ao lado do Museu do Prado. Passamos pela Gran Via, importante avenida conhecida como a "Broadway" madrilenha, que abriga comércio, cinemas, teatros, restaurantes, hotéis etc.
Uma visita interessante para quem tem algum interesse ou conhecimento esportivo é o Estádio Santiago Bernabeu, arena de futebol do clube Real Madrid. Faço apenas um comentário negativo: a falta de acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especias. Há muitos andares a percorrer no estádio e não são oferecidos elevadores de qualquer tipo. Há apenas uma escada rolante que sobe até o círculo mais alto da arquibancada, mas para descer é na escada comum. Não é um programa barato: custa 19,00 euros por pessoa. Mas vale a pena pela organização das exposições oferecidas.

A Plaza Mayor é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. E por este motivo, os restaurantes no seu entorno tem fama de caça-turistas. Gostaríamos de ter ido ao Botin, que fica ali perto e é conhecido como o mais antigo restaurante do mundo. Já li boas recomendações do lugar. No entanto chegamos muito tarde para o almoço (já estava fechado) e muito cedo para jantar (ainda demoraria para reabrir). Outra boa opção por perto é o Mercado San Miguel, centro gastronômico numa bela construção em ferro. Indicado para uns tapas (pequenos petiscos) e umas taças de vinho, tudo consumido em pé mesmo (se tiver sorte, dá para descolar um banquinho alto num balcão).

Gostei muito do Parque del Retiro, o "pulmão da cidade", com suas muitas esculturas ao ar livre. Dá para se perder por lá e passar um dia todo. Gostaria de ter feito um pic nic por lá, mas o tempo era pouco.

Parque del Retiro: já viram cisnes negros?

Não dá para falar de Madri e não mencionar o tradicionalíssimo El Corte Inglés. Muito mais que um loja de departamentos, é um verdadeiro paraíso para os consumidores, com marcas famosas do mundo todo, até do Brasil. Sim, isso mesmo! Encontrei por lá as Havaianas, Salinas e Poko Pano. Há vários endereços em Madri, mas a que visitamos era próxima à praça Puerta Del Sol. A variedade internacional também se aplica ao setor destinado a alimentação. Pude provar pela primeira vez o gelato italiano Amorino. Aprovadíssimo!

Anotem uma informação sobre o percurso aeroporto-hotel-aeroporto. Na chegada a Madri, o taxi até o hotel custou em torno de 37,00 euros para três pessoas e quatro malas. Na hora de ir do hotel ao aeroporto éramos cinco pessoas e cinco malas. O gerente do nosso hostal nos recomendou a contratação de um transfer exclusivo para nosso grupo em uma van, ao custo total de 49,00 euros. Bem melhor que pegar dois taxis! Infelizmente não anotei o nome da empresa, mas peça por este serviço em seu hotel, caso esteja em grupo.

Então, gostaram?
Para mim é um grande prazer compartilhar minhas poucas informações, esperando ser útil para alguém.
Lembrem-se: Madrid é uma cidade grande com muitos turistas e por isso devemos ter atenção aos nossos pertences o tempo todo.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário