terça-feira, 10 de julho de 2012

Mangia che te fa bene!

Polpettone da cantina Jardim de Napoli, SP
Esta belezura aí em cima é um polpettone, um prato de origem italiana feito com carne bovina moída, regado com molho de tomate e guarnecido com queijo parmezão ralado na hora. Pode ser consumido sozinho ou (bem) acompanhado por uma massa, de preferência caseira. Para quem ainda não conhece, ele parece uma almôndega gigante, com superfície crocante, interior macio e recheio de queijo derretido. Outra definição aproximada seria um hamburger mais gordinho.

O melhor que já comi foi na cantina Jardim de Napoli, em São Paulo, cuja matriz fica no bairro Higienópolis. Há duas filiais, mas ambas em SP. Uma bem pertinho da cantina, no shopping Pátio Higienópolis e outra no novo JK Iguatemi.

Tomei conhecimento da cantina num programa de televisão por assinatura, o Diário do Olivier. No mesmo programa, mas em outra oportunidade, ele nos apresentou outro "templo" da culinária italiana, a Padaria São Domingos. O único defeito de lá é que não tem um lugar com mesinhas para degustação na hora. Compramos alguns pães recheados (maravilhosos!) e começamos a comer já no carro. Um exemplo de pecado da gula! Estive lá num sábado pela manhã e a fila é constante, com famílias inteiras comprando pães, linguiças, doces e outras "travessuras" para  a reunião do fim de semana.

Anotaram aí para a próxima vez em SP? Como sempre faço, cliquem nos nomes e terão mais detalhes.
AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário